domingo, 13 de novembro de 2011

O lixo de uns...

Nunca achei tanto sentido na frase "O lixo de uns é o tesouro de outros" quanto neste sábado.
Sabe como é, de plantão, sem poder sair de casa nem pra tomar uma água de côco na praia, a gente arruma o que fazer dentro de casa mesmo =).
Resolvi fuçar em uma unidade de CD antiga e uma máquina fotográfica condenada rs...
Comecei pela unidade de CD e fiquei surpreso quando terminei de desmontar todo o brinquedo e reuni as peças na mesa. Parecia que tinha ido dar uma volta da Santa Ifigênia. Descobri que há 3 motores dentro do drive! Fora a quantidade de engrenagens, parafusos e, é claro, o canhão laser.
Outra coisa muito interessante foi descobrir um CI Atmel na placa principal da unidade, o mesmo fabricante do CI da nossa plaquinha Arduino. Um Atmel AT49F1024. Pelo que entendi do datasheet (http://www.atmel.com/dyn/resources/prod_documents/doc0765.pdf) ele é responsável por gerenciar a informação e enviá-la para o canhão.  Abaixo algumas fotos do "desmanche"
Motores encontrados na unidade de CD 
Canhão laser
Engrenagens e cabos flat
Atmel AT49F1024 da unidade de CD
Também desmontei uma máquina fotográfica digital Kodak. Um dos primeiros modelos lançados, com incríveis, 3.1 MegaPíxel.
Achei muito interessante a arquitetura da máquina. Tudo muito bem planejado e encaixado. Notei também que as placa são encaixadas formando um "sanduiche" de placas, mais ou menos como o Arduino e seus shields.
Outras coisas também chamaram a minha atenção, o flash, que vem como um módulo totalmente independente, o motor da lente da câmera, muito pequeno e bem feito, as lentes da objetiva, que podem ser utilizadas em projetos que envolvam lasers e sensores de luz e por último, a unidade de pilhas, que pode ser reutilizada para alimentação externa da sua placa Arduino.
Abaixo algumas fotos do que um dia foi uma máquina fotográfica de "última geração" =)

Frente da máquina
Display e comandos
Máquina sem a carcaça
Lentes da objetiva e afins.
Módulo do flash
O pequeno motor da lente
Display LCD
Módulo da pilha (já adaptado para uso futuro com o Arduino)
Placas controladoras (como os shields para Arduino)
Achei muito interessante desmontar esses eletrônicos e observar a sua estrutura. Quem tiver a oportunidade de desmotar aquelas quinquilharias que a tia, a avó ou a vizinha não quer mais, vá em frente!

"Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma."
Antoine Lavoisier

Um comentário: